sábado, 7 de fevereiro de 2009


Teorias científicas

Será que já chegamos a esse ponto? Será que toda a vasta estrutura do naturalismo moderno está fundamentada não em evidências positivas, mas sim num preconceito metafísico a priori? Será que o seu objetivo não é apoiar os fatos, mas manter Deus de fora? Mesmo que a evolução, no sentido estritamente biológico, tenha algum fundamento melhor que esse [...] - e eu não consigo deixar de pensar que tenha -, precisaríamos distinguir a evolução, no sentido estrito, do que poderia ser chamado de evolucionismo universal do pensamento moderno. Por "evolucionismo" universal me refiro à crença de que há uma fórmula de processo universal que vai do imperfeito para o perfeito; dos pequenos começos para os grandes fins; do rudimentar para a coisa elaborada. É a crença que faz as pessoas acharem natural pensar que a moralidade é gerada por tabus selvagens; que sentimentos adultos [possam vir] de desajustes sexuais infantis, que a razão surja do instinto; a mente da matéria; o orgânico do inorgânico; o cosmos do caos. Esse, quem sabe, seja o hábito mais arraigado da mente no mundo contemporâneo. Esse pensamento me parece muito pouco plausível, porque torna todo o curso geral da natureza muito longe e distinto daquelas particularidades que podemos observar.

C. S. Lewis

Retirado de The Weight of Glory (Peso de Glória)


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